Skip navigation

Estou fazendo minhas primeiras excursões em Python.  Realmente é uma linguagem bastante suscinta e também muito elegante.  Descobrir o jeito “pythonico” de fazer as coisas, especialmente para nós que viemos de outras linguagens como Java, chega a ser revelador (Não é raro se ter alguns momentos do tipo: Puxa, só isso!).

Como novato querendo aprender a mexer em Python, vou relatar aqui meus progressos.  Basicamente o objetivo é anotar para eu mesmo me lembrar, mas se puder ajudar a mais alguém, sem dúvida será bom.

Enfim, chega de papo.  Estou montando uma solução para criação e transferência de arquivos compactados entre dois hosts.  Eu poderia implementá-la em Java, Shell ou mesmo PHP sem problemas, mas optei por Python justamente para me forçar a aprender um pouco mais.

A primeira coisa que precisei foi apenas criar arquivos zip.  Em Python é bastante simples:

>>> import zipfile.ZipFile
>>> meuzip = ZipFile('arquivo.zip', 'a')
>>> meuzip.write('conteudo.txt')
>>> meuzip.close()

Neste código, ZipFile é a classe que manipula arquivos compactados, arquivo.zip é o nome do arquivo no qual os demais serão adicionados (neste caso, apenas o arquivo conteudo.txt que está no mesmo diretório).  O segundo parâmetro do construtor da classe (‘a’ppend) é um flag bem no estilo dos flags de manipulação de arquivos em C.

Ao fechar o arquivo depois de gravar, se você vir o diretório corrente, lá já estará o arquivo.zip recém-criado.

Simples, não!?  E o que é melhor: nada dos chatos streams de Java. 😛

Para mais informações, não deixe de ler a documentação do módulo zipfile do Python.

One Comment

  1. Me senti entrando em um universo paralelo.


Deixe uma resposta

